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PARA PENSAR FORA DA CAIXA

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Com passagens no início da carreira por Editora Abril, Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo, ex-comentarista de Responsabilidade Social da TV Cultura e ex-consultor do programa Ação da TV Globo, Ricardo Voltolini foi articulista do jornal Gazeta Mercantil durante quatro anos. É autor dos livros Terceiro Setor: Planejamento & Gestão (SENAC-SP/2004), Conversas com Líderes Sustentáveis (SENAC-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier/2013), Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa (Ideia Sustentável/2014) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015)

Há 15 anos escreve a coluna Pensamento Sustentável para a revista e o portal Ideia Sustentável. Em seus artigos, relata experiências vividas no dia a dia da prática de consultor, professor e conferencista, aponta e analisa tendências, apresenta e reflete sobre cases de empresas, convida o leitor a experiências de autoconhecimento e, principalmente, tentar provoca-lo a pensar fora da caixa.

Quando perguntado sobre por que escreve, Voltolini costuma lembrar uma passagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis: “Escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal. Tal faço eu, à medida que me vai lembrando e convindo à construção ou reconstrução de mim mesmo.”

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  • Líderes, esforçadas, cínicas e indiferentes

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  • Idéias e empreendedores que mudam o mundo

    Nesses tempos em que o ato de doar passou a ter importância estratégica para grandes empresas socialmente responsáveis, famílias milionárias altruístas e bilionários pós-globalização engajados, emerge o interesse de potenciais doadores pelo financiamento de boas idéias que podem transformar o mundo num lugar melhor para viver. Poucos investimentos são, nesse sentido, mais sustentáveis do que […]

  • Sustentabilidade, não há alternativa. Ricardo Voltolini

    Entre as empresas líderes mundiais, a pergunta por que se deve incorporar a sustentabilidade nas estratégias de negócio parece já ter ficado na página anterior. Os desafios agora giram em torno de como, quando e com que intensidade se deve aproveitar as oportunidades geradas pela crescente valorização das preocupações socioambientais nos mercados. No entanto, mesmo ante […]

  • Pensamento sustentável – A Teoria do U na sustentabilidade

    É queixa comum que a mensagem da sustentabilidade costuma ser mais pródiga no discurso de líderes empresariais do que nas estratégias de negócios. E isso ocorre, em grande medida, porque as corporações resistem a aceitar os custos, financeiros e comportamentais, da mudança. Em sua defesa, elas alegam que a “sustentabilização” ocorre mais devagar porque requer […]

  • Lições para uma comunicação sustentável Ricardo Voltolini

    Fechando o ciclo de artigos sobre a comunicação da sustentabilidade, feito com base na análise da experiência de diversos países, é possível estabelecer a seguinte conclusão geral: a soma de consumidores mais críticos, mídia mais vigilante, investidores engajados, leis mais restritivas e auto-regulação crescente representa um risco em potencial para empresas que querem utilizar o […]

  • Pensamento sustentável – O futuro próximo dos negócios sustentáveis

    Uma das perguntas mais freqüentes que chegam a esta coluna diz respeito a como a sustentabilidade vai se inserir na gestão dos negócios nos próximos cinco ou dez anos. A tarefa de prever futuro já fez mais a ruína do que a glória de muitos analistas de tendências. Por isso, evitá-la costuma ser uma atitude […]

  • Informação crítica para consumidores conscientes

    Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Akatu, Instituto Ethos e Market Analisys concluiu o que de alguma forma já se sabia: os consumidores brasileiros mantêm alta expectativa em relação às práticas de (RSE) responsabilidade social empresarial, mas ainda se mostram desinformados e céticos sobre a atuação das corporações. Regra geral, ainda são pouco ativos no exercício […]


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