Blog

PARA PENSAR FORA DA CAIXA

BLOG SITE

Com passagens no início da carreira por Editora Abril, Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo, ex-comentarista de Responsabilidade Social da TV Cultura e ex-consultor do programa Ação da TV Globo, Ricardo Voltolini foi articulista do jornal Gazeta Mercantil durante quatro anos. É autor dos livros Terceiro Setor: Planejamento & Gestão (SENAC-SP/2004), Conversas com Líderes Sustentáveis (SENAC-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier/2013), Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa (Ideia Sustentável/2014) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015)

Há 15 anos escreve a coluna Pensamento Sustentável para a revista e o portal Ideia Sustentável. Em seus artigos, relata experiências vividas no dia a dia da prática de consultor, professor e conferencista, aponta e analisa tendências, apresenta e reflete sobre cases de empresas, convida o leitor a experiências de autoconhecimento e, principalmente, tentar provoca-lo a pensar fora da caixa.

Quando perguntado sobre por que escreve, Voltolini costuma lembrar uma passagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis: “Escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal. Tal faço eu, à medida que me vai lembrando e convindo à construção ou reconstrução de mim mesmo.”

Confira seus textos, deixe seus comentários, compartilhe em suas redes.

  • Pensamento sustentável – Sustentabilidade, inovação e educação

    Quatro pontos são os pontos comuns entre as empresas brasileiras tidas como modelares em sustentabilidade. Todas elas seguem o rastro de um líder que acredita apaixonadamente no conceito, enxergam o tema sob a ótica da oportunidade e não risco, inseriram os valores socioambientais  nas estratégias de negócio e, para criar cultura, realizam esforço perene de […]

  • Investimento social privado

    Há idéias no campo das relações entre empresas, organizações sociais e governos que, de tão boas, deveriam ser consagradas como regra. E, por estranho que pareça, continuam sendo exceções – fato que contraria o bom senso e a inteligência. É o caso das redes entre organizações que defendem a mesma causa ou atuam em uma […]

  • Investimento social em tempos de sustentabilidade

    No final da década de 1990, e início dos anos 2000, era comum tratar a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como sinônimo de filantropia. Afinal, o debate sobre o tema mal se iniciara, os conceitos ainda não estavam bem delimitados e as empresas começaram a ver no  núcleo “social” do novo termo o guarda-chuva ideal para abrigar  os […]

  • Modelos mentais para líderes sustentáveis

    O futurólogo John Naisbitt, célebre autor do best seller Megatendências (1982), é uma importante voz dissonante em relação ao aquecimento global. Do alto da sabedoria de quem já previu fatos importantes como escalada mundial da espiritualidade e as grandes inovações tecnológicas da informática, ele acha que o tema tem sido objeto de exageros e que virou […]

  • Uma década de sustentabilidade

    No ano passado, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) completou dez anos de vida. Em 2008, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social chega à mesma idade. A considerar que essas organizações foram pioneiras em seus campos de atuação, não é impreciso afirmar que a discussão sobre a sustentabilidade nos negócios […]

  • Os empreendedores sustentáveis

    Não passa sequer uma semana sem que chegue á caixa de e-mails desta coluna a história de algum bem-sucedido empreendedor sustentável no Brasil. Sob al nome ou título, encontra-se normalmente um indivíduo jovem (senão de idade, no espírito), com boa formação, forte capacidade de execução, inovador por vício e focado em negócios que já incorporam […]

  • Pensamento sustentável – Os dilemas dos negócios sustentáveis

    Desde a era Jack Welch tudo o que a General Eletric faz desperta a atenção do universo dos negócios, acelera o pulso da concorrência e mobiliza os analistas de tendências. Não foi diferente há dois anos quando Jeffrey Immelt, o seu presidente, anunciou que tornaria a empresa “verde” e faria dela líder em um novo […]


Vídeo em destaque

 

twitter

Parceiros