[PLS 2015] Rui Goerck – Sustentabilidade como critério de decisão

Assumir erros e aprender com eles, trocar informações, compreender críticas, unir forças e focar em decisões sustentáveis: esses são os principais insights da apresentação de Rui Goerck, ex-vice-presidente Sênior de Químicos da BASF para a América do Sul, na Plataforma Liderança Sustentável. Veja o vídeo e, em seguida, confira as dicas que Ideia Sustentável selecionou para você:

1- Aprenda com os erros: a indústria química desenvolveu inúmeras melhorias em produtos e processos a partir de falhas do passado, sendo, inclusive, um dos primeiros setores a criar um programa de atuação responsável, de autorregulamentação, que envolveu mais de 60 países.

2- Compartilhe conhecimento: a fim de contribuir com o desenvolvimento da indústria química como um todo, a BASF criou a Fundação Espaço ECO®, para disseminar informação relevante sobre ecoeficiência, socioecoeficiência e educação ambiental entre clientes, sócios e demais stakeholders.

3- Procure ouvir: estar atento a sugestões e críticas de clientes e outros envolvidos com seus produtos pode fazer com que sua empresa evolua, internamente, de forma sustentável. Além disso, pode torná-la mais relevante externamente; por exemplo: o projeto Creator Space, da BASF, busca parcerias para responder questões importantes sobre como a indústria química pode ajudar na redução da perda de alimentos e no desenvolvimento de formas para obter uma energia mais sustentável.

4- Envolva a cadeia de valor: a BASF criou um grande programa de treinamento para empresas fornecedoras. Elas serão certificadas e poderão entrar no mercado de várias companhias da indústria química.

5- Priorize a sustentabilidade: diante de uma decisão difícil, Rui Goerck acreditava que a prioridade era sempre o benefício da BASF. Em segundo lugar, vinha a unidade de negócio. Por fim, o indivíduo. Atualmente, ele acredita que a prioridade é saber o impacto que a decisão terá sobre a questão de sustentabilidade.

Saiba mais em: ideiasustentavel.com.br/lideres




Compartilhar:

 

twitter

Parceiros