Seguros Unimed: 2ª fase do programa de reciclagem de cartões

Com a instalação de estações coletoras, a Seguros Unimed inicia hoje, 18 de outubro, a segunda fase do Projeto Reciclo, por meio do qual clientes descartam carteirinhas do seguro saúde para reciclagem nas urnas enviadas pela companhia. Simbolicamente esta etapa será aberta entre os colaboradores da seguradora, com a instalação das coletoras no hall térreo da matriz, em São Paulo. No fim de outubro, duas estações da Linha Verde do Metrô também receberão as coletoras, levando à população a oportunidade do descarte consciente de cartões.

Com isso, a Seguros Unimed se une ao programa de logística reversa de cartões para dar mais um passo em seu projeto de sustentabilidade. Desenvolvido pela empresa RS de Paula, a estação coletora tem por objetivo estimular o descarte correto e seguro de cartões de débito, crédito, fidelidade, seguro saúde, cartões-presentes, entre outros. As coletoras possuem dois sistemas de segurança, um onde a própria pessoa gira uma manivela e vê seus cartões e dados sendo cortados, e o outro é um marcador que tem a função de contabilizar quantos cartões estão sendo inutilizados, garantindo a eficiência da operação.

Além disso, as coletoras são capazes de cortar os cartões em pontos estratégicos inutilizando inclusive tarjas magnéticas e chips dos cartões, preservando a segurança dos dados dos usuários. Seu acionamento é manual justamente para economizar energia elétrica e facilitar sua instalação.

O material coletado será reaproveitado na confecção de novos cartões e de outros produtos, tais como capas de caderno, crachás e réguas. A manutenção do processo e o destino adequado dos resíduos serão de responsabilidade da RS de Paula. “Esta ação reflete o compromisso da Seguros Unimed com a sustentabilidade e o cuidado com as pessoas e o meio ambiente, vindo juntar-se a outros projetos como o Programa Atitude Sustentável, que estimula a redução do uso da energia e da impressão de papel na empresa. No ano passado, foram poupados na seguradora aproximadamente R$ 43 mil e 1,2 milhão de folhas de papel”, explica Denise Novaes de Lima, da área de Responsabilidade Social.

Em 2011, o Projeto Reciclo reciclou quase 14.000 carteirinhas. A iniciativa visa o descarte adequado e seguro dos cartões inutilizados, desde os cartões de seguro saúde da própria empresa até os de crédito, bancário, farmacêutico, entre outros, e integra os programas da seguradora voltados a minimizar impactos ambientais e conservar recursos naturais.

Para Renato Soares de Paula, proprietário da RS de Paula, a parceria com a Seguros Unimed vai impulsionar o descarte e estimular o engajamento da população. “É mais uma conquista importante do nosso Programa, que desde sua criação, há um ano, já reciclou mais de 200 mil cartões, cerca de uma tonelada de resíduos”, declara ressaltando que com a parceria esses números tende aumentar ainda mais.

Sobre o Programa de Logística Reversa de Cartões

O Programa nasceu em setembro de 2011, no Metrus (Instituto de Seguridade Social) para os funcionários do Metrô/SP. A iniciativa, idealizada por Renato Soares de Paula, proprietário da RS de Paula, empresa fabricante de cartões, tem por objetivo estimular a reciclagem dos cartões crédito, débito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, entre outros que perderam a validade ou se danificaram e vão para o lixo comum.

Mais informações:

http://www.rsdepaula.com.br/programarc



Quem já contratou




Leve essa ideia para sua empresa: Contate-nos

Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros