Instituto C&A promove ações contra trabalho infantil na indústria da moda

O Instituto C&A é uma organização empresarial que atua na promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável. O instituto também oferece apoio técnico e financeiro a iniciativas e ações sociais com potencial para transformar o segmento, exercendo um trabalho em rede e fomentando parcerias.

Para o Instituto, toda a cadeia produtiva da indústria da moda, desde os agricultores e produtores de matérias primas até as lojas que entregam os produtos ao consumidor final, representa um grande gerador de empregos e fortalece a economia do país. Além disso, o Instituto acredita no valor social da moda, pois ela incentiva a criatividade e oferece maneiras para que as pessoas possam se expressar. “A moda apresenta uma promessa positiva. Todos os dias, a indústria da moda oferece empregos e fortalece economias. Ela incentiva a criatividade e oferece novas maneiras de expressar quem somos e como nos sentimos”.

Entretanto, esse segmento enfrenta muitos desafios, como o trabalho infantil. Como forma de atuar no combate a esse problema, o Instituto C&A apoia uma iniciativa em parceria com o Fundo Brasil. A iniciativa selecionou, por meio de um edital, cinco projetos que irão atuar, por 12 meses, no combate ao trabalho de crianças na indústria da moda. O Instituto C&A e o Fundo Brasil injetaram R$ 900 mil na iniciativa.

O trabalho infantil na indústria da moda

O setor de confecção no Brasil é um dos principais produtores têxteis do mundo. 98% deste segmento, no país, é formado por pequenas e microempresas, de acordo com dados do Sebrae. O setor, em sua maioria, conta com costura de baixa densidade tecnológica e com mão de obra pouco qualificada – e muitas vezes informal.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), 75% das vagas nessa indústria são ocupadas por mulheres, que, devido à desigualdade de gênero no mercado de trabalho, são mais suscetíveis à precarização do trabalho, à informalidade e à exploração.

Essa realidade impacta diretamente na utilização de mão de obra infantil, e muitos casos, inclusive, já foram denunciados. Mas ainda é preciso uma mudança efetiva nesse cenário, sendo liderada por grandes empresas do setor, e essa é uma das missões do Instituto C&A.

Leia também: Mulheres líderes – elas estão cada vez mais empoderadas



Quem já contratou




Leve essa ideia para sua empresa: Contate-nos

Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros