O que é voluntariado empresarial e por que apoiar essa ação?

Atualmente, é muito comum que corporações incentivem e apoiem programas de voluntariado empresarial como parte de sua cultura de sustentabilidade. Mas como isso funciona e por que as instituições estão preocupadas com esses tipo de atividade?

Antes de compreender como funciona no mundo corporativo, é preciso entender o que é ser voluntário. Segundo a publicação “Como as empresas podem implementar programas de voluntariado“, elaborada em 2001 pelo Instituto Ethos, parceiro institucional da Ideia Sustentável, “do ponto de vista filosófico, ser voluntário pode significar muito mais do que dar comida a quem tem fome, tratar uma pessoa doente ou sanar suas necessidades imediatas, ainda que estas sejam iniciativas indiscutivelmente necessárias. O voluntariado é um caminho de busca de conscientização das pessoas, de mobilização de grupos sociais marginalizados na defesa dos seus direitos, de influência de políticas públicas e outras ações no campo da cidadania.”

 

O que é voluntariado empresarial?

De acordo com o Instituto Ethos, “voluntariado empresarial é um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade”.

Esse conjunto de ações realizadas pela companhia constituem o seu Programa de Voluntariado, que geralmente é conduzido pelas áreas de Recursos Humanos ou Sustentabilidade. Entretanto, independente do departamento responsável, o voluntariado empresarial causa impactos positivos na comunidade, além do desenvolvimento de pessoas, e por isso é importante um alinhamento entre essas atividades e os objetivos da empresa na área de Responsabilidade Social.

Ao se decidir por um Programa de Voluntariado, a empresa pode ela mesma desenvolver as atividades e convidar os colaboradores para participarem ou, então, apoiar as ações já praticadas por eles. É comum, também, que os próprios funcionários se reúnam, independente do apoio da companhia, e organizem iniciativas entre si.

O Itaú Unibanco, por meio do Itaú Social, realizou um estudo sobre voluntariado empresarial. A partir de alguns critérios definidos em sua metodologia, a companhia selecionou e entrevistou 47 empresas nacionais e mundiais dos mais diferentes segmentos.

Entre as causas de voluntariado mais apoiadas e incentivadas, de acordo com o estudo do Itaú Social, destacam-se:

Fonte: Estudo sobre Voluntariado Corporativo Empresarial no Mundo, Itaú Social

 

Ainda segundo o estudo, a maioria das ações dos Programas de Voluntariado refletem a cultura da empresa e estão relacionadas com o seu negócio. “As áreas focais de atuação voluntária das empresas (mostradas no gráfico acima) permanecem bastante similares às de pesquisas realizadas em anos anteriores e continuam se conectando, cada vez um pouco mais, com os negócios das empresas. Esta narrativa, que quinze anos atrás quase não se mencionava, agora está sendo aceita mais naturalmente e parece estar vindo do discurso da governança”.

Ao apoiar o voluntariado empresarial, principalmente quando é relacionado ao negócio e à sua cadeia de valor, não só a comunidade se beneficia, mas a própria companhia, que desenvolve e capacita seus funcionários e investe no mercado em que atua.

Exemplos de voluntariado empresarial

Cada vez mais as empresas têm apoiado as ações de voluntariado empresarial, e muitas delas desenvolveram o seu próprio Programa de Voluntariado, que geralmente conta com grande adesão dos colaboradores. Confira alguns exemplos de empresas que aderiram a diferentes tipos de voluntariado empresarial:

Telefônica Vivo

Desde 2005, o Grupo Telefônica incentiva a participação de seus colaboradores em ações voluntárias presenciais ou à distância, em diversas áreas. De acordo com a companhia, as iniciativas já fazem parte de sua cultura empresarial.

Além das iniciativas do Grupo, a companhia ainda conta com a Fundação Telefônica Vivo, entidade comprometida com a mobilização social transformadora. Em 2018, a Fundação recebeu o Prêmio Viva Voluntário, promovido pelo Governo Federal para reconhecer a atuação de pessoas e entidades responsáveis por ações de voluntariado de impacto. Na ocasião, a Fundação recebeu o reconhecimento na categoria Voluntariado Empresarial, devido à sua capacidade de promover e articular o engajamento em suas ações.

“Nosso desejo é construir uma rede cada vez maior de pessoas engajadas socialmente, movidas pelo sentimento colaborativo e apaixonado de fazer o bem. E a conquista desse prêmio reforça que estamos no caminho certo”, afirma Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, sobre a premiação.

Americo esteve presente na edição de 2019 do Líder 2030 Talks, um dos encontros anuais da Plataforma Liderança com Valores, representando a companhia em suas atividades de inovação educativa.

Cervejaria Ambev

O VOA, programa de voluntariado da Cervejaria Ambev, incentiva a mentoria voluntária dos colaboradores da companhia a ONGs brasileiras selecionadas pelo programa. Os funcionários prestam assistência em gestão e nas mais variadas áreas de atuação, presencialmente ou à distância, para ajudar no desenvolvimento das ONGs e no aumento do impacto que causam na sociedade.

Por meio do Programa VOA, as ONGS participantes, além da mentoria voluntária de profissionais e especialistas, recebem um curso de gestão de negócios, que aborda temas como orçamento, gerenciamento de projetos, elaboração de metas e planos de carreira.

Os voluntários tornam-se padrinhos dessas ONGs e acompanham sua evolução durante todo o programa. Mais de 400 funcionários da Ambev se candidataram em 2019.

Saiba mais: Programa VOA, da AmBev, ajuda ONGs a aumentarem o seu impacto

O Programa VOA foi um dos cases selecionados para compor o Líder 2030 Talks – Negócios com Causas, realizado em 26 de junho de 2019 em São Paulo/SP.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco promove o voluntariado empresarial principalmente por meio do apoio às iniciativas de seus colaboradores. O banco acredita que o estímulo ao voluntariado de seus funcionários irá contribuir para uma maior mobilização social do país.

Assim, o objetivo da Rede de Ações Sociais Itaú, Programa de Voluntariado da companhia, é criar condições que favoreçam a atuação social de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de participação social e incentivando a prática voluntária.

Os funcionários do Itaú Unibanco interessados em ações de voluntariado podem procurar a assessoria do Itaú Social para viabilizar suas propostas. A empresa oferece oportunidades estruturadas pelo Itaú Social, como mediação de leitura e educação financeira, e incentiva os colaboradores a propor atuações espontaneamente em diferentes temáticas.

C&A

Por meio do Instituto C&A, a companhia promove inúmeras ações de voluntariado empresarial. O Programa Voluntariado Instituto C&A acontece desde 1991, e seu objetivo é promover a ação voluntária de seus colaboradores nas comunidades em que a companhia atua.

O programa está presente em todo o Brasil, nas cidades onde existe uma unidade da C&A. Cerca de 25% dos associados de lojas e centros de distribuição participam das ações de voluntariado. São estabelecidas parcerias com organizações locais da sociedade civil ou comunitárias, que atuam com educação de crianças ou no campo da moda, em diferentes frentes. Nas atividades realizadas com o setor de moda, área de negócios da empresa, o Instituto promove ações para ampliação de renda e desenvolvimento de mulheres empreendedoras, contribuindo para a equidade de gênero, além da melhoria na cadeia produtiva do setor.

Leia também: Instituto C&A promove ações contra trabalho infantil na indústria da moda

Por que apoiar essas iniciativas?

Segundo o manual do Instituto Ethos, “o voluntariado é uma das portas de entrada para o desenvolvimento da responsabilidade social das empresas”, o que traz ganhos concretos para a empresa, para os funcionários participantes e para a comunidade. De forma resumida, seguem abaixo os principais benefícios gerados pelo voluntariado empresarial.

  • – Para o funcionário: as ações de voluntariado desenvolvem no colaborador diversas habilidades e competências, especialmente a liderança, o trabalho em equipe e o comprometimento. Além disso, participar de projetos sociais estimulado pela companhia gera sentimento de orgulho, pertencimento e motivação.
  • – Para a empresa: além de colaboradores mais engajados e motivados, promover Programas de Voluntariado garantem melhorias na imagem e reputação da empresa. E, ainda, quando envolvidos com o negócio da companhia, a sua cadeia de valor se desenvolve, beneficiando todo o setor.
  • – Para a comunidade: muitas vezes, o Governo e as políticas públicas não conseguem atender todas as necessidades das comunidades, e o voluntariado empresarial pode atender, de modo mais organizado e focado, essas demandas. A comunidade, então, apoiada pelos Programas de Voluntariado compostos por profissionais e especialistas de diferentes áreas, conseguem se desenvolver econômica e socialmente.

As práticas de voluntariado empresarial, ainda, por serem efetuadas por profissionais atuantes no mercado e especializados nas mais diferentes áreas, contribuem com a economia do país ao estimular, por exemplo, o empreendedorismo e o desenvolvimento de comunidades, e também por atuar nos campos de educação, cultura, saúde, infraestrutura e outros setores.

 




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